Os treinamentos corporativos são essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários.
De acordo com entrevistas realizadas pela Middlesex University for Work Based Learning entre 4.300 trabalhadores, 74% julgaram que não estavam alcançando todo o seu potencial no trabalho em razão da falta de oportunidades de desenvolvimento.
Para fazer com que o funcionário se sinta mais engajado na equipe, além de realizar suas funções com maestria, um treinamento utilizando a metodologia microlearning pode contribuir com o crescimento da equipe.
Pois, segundo um estudo realizado sobre o microlearning, identificou que esse método de aprendizagem melhora o foco e a retenção dos alunos em até 80%.
Muitas vezes, os treinamentos corporativos podem ser demorados, custosos e pouco eficazes, especialmente se não forem planejados e estruturados adequadamente.
Entretanto, o microlearning surge como uma abordagem alternativa. Neste texto, vamos explicar como esse método pode acelerar os treinamentos corporativos, fornecendo uma maneira personalizada e envolvente de aprendizagem.
Microlearning: o que é?
Microlearning (ou micro aprendizagem, em português) é uma abordagem de ensino que se concentra em fornecer informações em pequenas doses – geralmente em formatos curtos, diretos e fáceis de entender.
A base do microlearning começou a ser discutida em 1950, quando o psicólogo George A. Miller, de Harvard, divulgou uma análise sobre o número de objetos que um ser humano consegue manter na memória em curto prazo.
Em conjunto, também foi observada a teoria do efeito de espaçamento, que diz respeito ao aprendizado em muitas sessões diferentes, para assim consolidar essa informação na memória, sendo menos provável de esquecê-las facilmente.
Atualmente o microlearning é utilizado por meio de vídeos, infográficos, jogos educativos ou até mesmo por postagens em redes sociais.
A ideia é quebrar o conteúdo em pequenos segmentos de informação, tornando mais fácil sua apropriação pelos aprendizes, que ganham mais capacidade de aplicar estas informações em suas atividades cotidianas.
Essa abordagem de aprendizagem é frequentemente utilizada em treinamentos corporativos, mas também pode ser usada em diversos outros contextos, incluindo educação formal, treinamento de habilidades, capacitação de profissionais, aprimoramento pessoal e muito mais.
Exemplos de microlearning
Confira abaixo alguns exemplos de objetos e ambientes através dos quais esta abordagem pode ser implementada:
- Vídeo aulas curtos, com duração de no máximo 10 minutos;
- Podcasts;
- Blog interno;
- Newsletter;
- Redes sociais;
- E-mails.
Vale lembrar que o microlearning está associado a estruturas de aprendizagem em pequenos blocos de informações, por isso é necessário saber executar essa técnica em cada um desses meios.
Leia também: Trilhas de aprendizagem: o que são e quais são seus benefícios?
Como o microlearning ajuda nos treinamentos corporativos?
Essa técnica pode ser uma ferramenta valiosa em programas de treinamento, pois oferece um método eficiente de aprendizado.
Em uma pesquisa realizada pela ATD Research, 81% das empresas utilizam o microlearning para reforçar ou complementar o treinamento corporativo. E 92% desses gestores pretendem continuar utilizando essa técnica para melhorar no ano seguinte.
Aqui estão alguns dos benefícios:
- Melhor retenção e engajamento
Comparado a outros métodos de ensino, o microlearning gera um aumento de 50% no engajamento do aluno com o conteúdo.
Dividir o conteúdo de aprendizagem em pequenos blocos ajuda os alunos a assimilar as informações e a reter o conhecimento por períodos mais longos.
Dessa forma, os funcionários podem se concentrar em um único conceito de cada vez, o que ajuda a manter o interesse e o engajamento ao longo do treinamento.
- Acessibilidade
O microlearning também tem a característica de ser acessível, o que significa que ele pode ser acessado de qualquer lugar, usando dispositivos móveis, computadores entre outras tecnologias.
Isso permite que os alunos ajustem seus horários e necessidades individuais, ao tempo de estudo, tornando o aprendizado mais conveniente.
Os dados indicam que cerca de 48% dos funcionários têm mais probabilidade de acessar o aprendizado por meio de dispositivos móveis, como celulares.
Assim, ao pensar em uma plataforma de aprendizagem que possa ser acessada de qualquer lugar, é possível incentivar os colaboradores a fazerem o curso.
- Personalização
Ao utilizar essa técnica, os treinadores podem personalizar o conteúdo de acordo com as necessidades específicas dos alunos, abordando seus pontos fracos e desenvolvendo habilidades necessárias para a função.
Com isso, é possível oferecer treinamentos corporativos ainda mais eficazes e direcionados para as necessidades da sua equipe.
- Economia de tempo e dinheiro
Em outro estudo internacional, foi constatado que o microlearning reduz os custos de desenvolvimento do curso em 50% e a velocidade em 300%.
Ao usar esse método no ensino EAD, os treinadores podem reduzir o tempo necessário para a capacitação de profissionais, bem como os custos.
Isso acontece pelo fato do treinamento ser mais rápido, e sem a necessidade de deslocamentos associados a sessões presenciais, o que o torna mais acessível e econômico para os funcionários e as empresas.
Como a Proz utiliza o microlearning na Educação corporativa?
Ao aplicarmos esse conceito de modularização da aprendizagem, nós compreendemos o objetivo educacional dos cursos que vamos desenvolver, para entender as competências que permeiam esse objetivo educacional.
Com essa compreensão, criamos pequenos desafios que permeiam nossa solução gamificada, para que o aluno compreenda – de forma prática – um conceito mais amplo, que é trazido de forma mais simples e reduzida.
A cada pequeno desafio, o aluno avança no curso, até que consiga compreender todas as competências e habilidades que precisa desenvolver para resolver a missão macro de ensino, que seria o objetivo final da aprendizagem.
Além de oferecer aprendizagem gamificada modularizada, a plataforma JOY Education da Proz disponibiliza vários recursos, incluindo:
- agrupamento por cursos e turmas;
- agendamento e realização de aulas ao vivo por videoconferência;
- personalização de ambientes;
- análise de desempenho dos usuários;
- integração com outras plataformas;
- tecnologia responsiva para uso em qualquer dispositivo;
- peer tutoring entre usuários;
- notificações e alertas via SMS e e-mail;
- mecanismo para emissão de certificados, entre outros.
A ProZ inovou o Aprendizado EAD com uma arquitetura de missões e desafios, voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades dos usuários.
A plataforma oferece mais de 300 cursos produzidos e conta com uma equipe própria de conteúdo, formada por diversos profissionais, como roteiristas, editores, revisores, locutores, designers e professores já familiarizados com os processos da Joy Education.
A importância do microlearning nos treinamentos corporativos
O microlearning é uma ferramenta valiosa nos treinamentos corporativos por diversos motivos.
De acordo com a opinião de 94% dos profissionais de aprendizado e desenvolvimento, os alunos têm preferência pelo microlearning em comparação aos métodos tradicionais de ensino.
Ao utilizar esse método, você terá:
- uma equipe mais produtiva: devido ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para os colaboradores realizarem suas tarefas;
- redução de erros e custos: com o funcionário mais motivado, a qualidade do trabalho melhora, e assim reduz erros e retrabalho, trazendo economia de custos para a empresa;
- melhor comunicação entre as equipes: funcionários mais valorizados e apoiados pela empresa, tendem a ter uma comunicação melhor com a gerência, logo, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente.
De modo geral, o treinamento corporativo ajuda a empresa a se adaptar mais facilmente às mudanças do mercado, preparando a equipe para lidar com novos desafios e oportunidades.
Conclusão sobre o microlearning na educação corporativa
Diferente do ensino tradicional, o microlearning tem como objetivo criar treinamento personalizado e em pequenas porções para melhorar a eficiência e aumentar o engajamento do aluno durante o curso.
Se a sua empresa busca uma solução eficaz para a capacitação de profissionais e obter resultados significativos, essa técnica de aprendizagem pode ser a resposta.
Invista na educação corporativa e prepare a sua equipe para o sucesso!
Entre em contato com a Proz Empresas, especializada em treinamentos corporativos e descubra como podemos ajudar a sua empresa na capacitação de profissionais! Siga-nos nas nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.