Nos dias de hoje, a gamificação corporativa tem sido cada vez mais utilizada como uma estratégia para engajar equipes dentro das empresas.
Segundo pesquisa da Harvard Business Review, 2019, cerca de 350 bilhões de dólares são gastos globalmente com treinamentos corporativos de baixo impacto.
Porém, através da aplicação de elementos de jogos, é possível criar uma experiência mais envolvente, motivadora e interativa para os colaboradores.
Com a gamificação, as tarefas e objetivos tornam-se mais atrativos e desafiadores, pois dessa forma incentiva a participação dos funcionários, gerando um aumento na produtividade e na qualidade do trabalho.
Veja abaixo os como implementar a gamificação na empresa e os desafios em aplicá-las.
O que é a gamificação corporativa?
A gamificação corporativa é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar colaboradores em ambientes de trabalho.
Essa técnica se popularizou nos últimos anos, sendo considerada uma estratégia inovadora e eficiente para melhorar o desempenho dos funcionários e a produtividade das empresas.
Através da aplicação de mecânicas de jogo, como desafios, recompensas, pontos, medalhas, rankings e feedbacks, a gamificação busca tornar as atividades do dia a dia mais interessantes.
Dessa forma, colaboradores são incentivados a se dedicarem cada vez mais às suas funções, tornando-se assim, mais produtivos e engajados com as metas e objetivos da empresa.
Onde implementar a gamificação na empresa?
A gamificação corporativa pode ser aplicada em diferentes áreas e processos dentro das empresas, dependendo dos objetivos específicos que se deseja alcançar.
A Mondelez, por exemplo, utilizou a metodologia da Proz Empresas para a formação corporativa de 1.700 funcionários, relacionadas à área de segurança, qualidade e normas internas.
A gamificação também pode ser implementada em:
- recrutamento e seleção de novos colaboradores;
- treinamento e desenvolvimento;
- programa de integração, para familiarizar os novos funcionários com a cultura;
- falar sobre normas;
- gestão de projetos e metas;
- contar a história da organização de forma interativa e divertida.
Desafios ao implementar a gamificação na empresa
A gamificação corporativa tem se mostrado uma estratégia eficaz para incentivar a produtividade e a resolução de problemas.
De acordo com a Association for Talent Development, 2000, investir em treinamentos personalizados pode melhorar a produtividade em 218%.
No entanto, sua implementação pode enfrentar desafios, como a resistência dos colaboradores em aderir à gamificação e a necessidade de construir mecânicas de jogo envolventes e motivadoras.
Nesse caso, é importante que as empresas comuniquem, de forma clara, como a educação corporativa pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores.
Para isso, é importante que a empresa tenha o auxílio de uma equipe especializada em gamificação de treinamento para, que possam projetar mecânicas criativas e eficazes.
Além disso, é preciso realizar um acompanhamento constante do desempenho dos colaboradores, coletando feedbacks e identificando possíveis falhas.
A gamificação corporativa deve ser vista como um processo contínuo, que exige investimentos e atualizações constantes.
Como o ensino gamificado pode contribuir para o engajamento dos times?
O ensino gamificado pode ser uma estratégia eficaz para engajar os times em atividades de aprendizagem.
A educação corporativa pode contribuir para o engajamento da equipe em diferentes formas, como:
- melhorar o relacionamento entre a gerência e funcionários;
- estimular o espírito de equipe;
- contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores;
- aumentar a sinergia do time;
- evitar eventuais conflitos;
- ajudar empresas a identificar e reter talentos, uma vez que colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos e satisfeitos com seu trabalho.
A gamificação pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, por meio da mecânica de colaboração e superação.
Entre as habilidades que podem ser estimuladas com a gamificação estão: a determinação, foco, engajamento, colaboração e o autoconhecimento.
Ao promover essas habilidades, o ensino gamificado pode gerar benefícios tanto para os indivíduos quanto para a empresa como um todo.
Como Implementar a Gamificação no Treinamento Corporativo?
Integrar plataformas gamificadas nas estratégias de educação corporativa pode facilitar a adaptação do funcionário ao ambiente corporativo.
O primeiro passo para implementar esse novo método é definir os objetivos do treinamento e conhecer o público-alvo para quem deseja criar uma solução que engaje os funcionários e atinja os resultados desejados.
Realizar pesquisas com os colaboradores é essencial para entender suas necessidades e expectativas em relação aos jogos, e assim, usar essa pesquisa a seu favor para desenvolver a plataforma gamificada.
Isso torna o processo mais prático e eficiente, melhorando os resultados do treinamento corporativo e facilitando a vida do RH.
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Conclusão sobre a importância da gamificação para as empresas
Priorizar o bem-estar dos funcionários é essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Quando as empresas investem em práticas que visam o bem-estar corporativo, os colaboradores tendem a realizar suas tarefas de forma mais eficiente e em menor tempo.
Por isso, é importante que as empresas estejam dispostas a investir em tecnologias e recursos que possam garantir a eficácia da gamificação, e estar sempre atentas às novas tendências e inovações na área.
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