Dados do IBGE mostram que o Brasil tem 14,1 milhões de pessoas em busca de uma vaga de emprego. Ao mesmo tempo, sobram vagas na área de tecnologia e estimativas da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia) preveem que, até 2024, serão 421 mil postos de trabalho criados no setor e pouquíssimos profissionais para preenchê-las. Cursos superiores no país formam menos de 50 mil novos profissionais de TI por ano, abrindo uma lacuna entre vagas disponíveis e profissionais aptos a ocupá-las.
O segmento está em ascensão não apenas nas empresas de tecnologia, mas também em companhias de diversos setores, como varejo, bancos, entre outras. Áreas como internet das coisas (IoT), armazenamento em nuvem – como o AWS, da Amazon -, robótica, biga data e analytics, segurança da informação, redes sociais, inteligência artificial e realidade virtual têm ganhado cada vez mais investimento e as portas do mercado de trabalho estão cada vez mais abertas para receber profissionais qualificados para trabalhar.
A solução está na educação
O futuro já chegou: a demanda para as chamadas “profissões do futuro” já está alta, as vagas estão abertas e o mercado de trabalho aquecido. Mas como resolver então a falta de mão de obra qualificada, uma vez que formamos poucos profissionais nas universidades?
Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de matrículas nos cursos superiores em tecnologia cresceu 11,5%, mas ainda é pouco. E, num cenário de urgência, as empresas estão precisando se movimentar e começar a formar seus próprios profissionais antes que seja tarde.
Empresas estão formando seus profissionais
A cada dez oportunidades de emprego na área de TI, apenas seis são preenchidas e quatro ficam abertas por falta de um profissional qualificado. Pensando em resolver essa conta que não está fechando, cada vez mais, as empresas estão investindo na educação e na formação de talentos.
Por meio de cursos de capacitação, como o oferecido pela Proz Tecnologia, voltados principalmente para linguagens de programação, como Python, Java, empresas formam desenvolvedores que saem prontos para darem os primeiros passos na área de TI. Algumas empresas também fazem o reskilling de seus funcionários que podem passar a ocupar novos cargos dentro do próprio trabalho.
O processo de aprendizado nessas capacitações é baseado em situações reais, vividas pela própria empresa ou de acordo com os desafios do mercado, o que facilita a absorção dos conteúdos na prática.
A formação de profissionais na área de tecnologia para sua empresa é uma oportunidade de ter no seu quadro de funcionários um perfil de acordo com suas expectativas e objetivos, aumentado a produtividade, otimizando processos e, consequentemente, melhorando resultados.
Quer saber mais sobre cursos especializados na área de tecnologia? Entre em contato com a Proz Empresas e melhore a produtividade dos seus colaboradores! Também nos siga nas nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.